Blog

Exposição Tua Imagem, Teu Soneto - Mês da Mulher

Publicado por Elson Fernandes em 27/02/2017 às 08h28

Uma bela exposição de quadros de Otoniel, lançamento do livro Tua Imagem, Teu Soneto de sua autoria, e uma programação especial da IV Mostra de Cinema de Alto Paraíso. Tudo isso a partir de 08 de março na Casa da Cultura de Alto Paraíso!

Nos raros momentos de trégua das suas longas viagens, Otoniel produziu uma obra diferente de toda sua linha de trabalho. São 30 nus artísticos inspirados na beleza da mulher brasileira. Mulheres jovens entregues ao lazer, ao ócio e à contemplação, geralmente em paisagens iluminadas pelo sol ou pela lua, onde a luz esplende na tez das personagens. Estas pinturas onde artista esbanja suas pesquisas cromáticas e luminosas, foram reunidas no seu 13º livro de arte com a mais bela seleta de sonetos da língua portuguesa dedicados à mulher, desde Camões, Bocage até Castro Alves e Olavo Bilac.

A Exposição dos quadros de Otoniel ficará de 08/03/17 a 02/04/17, das 18h às 22h. Neste mesmo horário ocorrerá também a programação da IV Mostra de Cinema de Alto Paraíso.

ENTRADA FRANCA!

 

Formosa, qual pincel em tela fina
Debuxar jamais pôde, ou nunca ousara;
Formosa, qual jamais desabrochara
Na primavera a rosa purpurina;
 
Formosa, qual se a própria não divina
Lhe alinhara o contorno e a forma rara;
Formosa, qual jamais no céu brilhara
Astro gentil, estrela peregrina;
 
Formosa, qual se a natureza e a arte,
Dando as mãos em seus dons, em sus lavores,
Jamais soube imitar no todo, ou parte;
 
Mulher celeste, ó anjo de primores!
Quem pode ver-te, sem querer amar-te!
Quem pode amar-te, sem morrer de amores!
 
MACIEL MONTEIRO
Recife/PE, Brasil
(1804-1868)

 

 

Comentários (5)

Velho Chico Ilustrado - Exposição de Otoniel na CODEVASF

Publicado por Elson Fernandes em 13/09/2016 às 18h57

Mais uma bela exposição do Artista Otoniel Fernandes Neto em homenagem ao Velho Chico, desta vez na sede da CODEVASF em Brasília. Otoniel começou suas andanças pelo Velho Chico na década de 90, criando o primeiro projeto com nome Velho Chico, Uma Viagem Pictórica em 1999. De lá pra cá fez inúmeras viagens pela região, desde a nascente à foz, documentando em vídeos, livro, telas e fotografias cenários deslumbrantes e o cotidiano do povo ribeirinho.

As obras de Otoniel ficarão expostas na CODEVASF até 30/09/2016, quando a exposição seguirá para Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros.

A exposição conta com vários quadros inéditos, venda do livro Velho Chico Ilustrado, e mostra do vídeo documentário produzido por Otoniel. Saiba mais detalhes acessando o link da Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/noticias/2014/espaco-cultura-codevasf-apresenta-exposicao-201cvelho-chico-ilustrado201d

Data: até o dia 30 de setembro
Local: Espaço Cultura Codevasf
SGAN 601, Ed. Manoel Novaes, Térreo

Horário de visitação: 8h às 17h; entrada gratuita
Informações: Assessoria de Comunicação da Codevasf (61) 2028-4758

Comentários (0)

Impressões Brasileiras, Vídeo Velho Chico

Publicado por Elson Fernandes em 03/07/2016 às 09h49

Em 1999, após descer o Rio São Francisco, desde a Serra da Canastra até o Atlântico, Otoniel produziu 70 pinturas inspiradas no Rio da Unidade Nacional. Publicou o livro “Velho Chico, Uma Viagem Pictórica”, sob patrocínio da CHESF, CODEVASF, ELETROBRÁS e INFRAERO. A exposição também patrocinada pelas estatais, foi apresentada nas cidades ribeirinhas do São Francisco e encerrada em Miami – FL. Esse projeto produziu o disco “Velho Chico, Uma Viagem Musical” do violonista Elson Fernandes, que resgatou sete músicas de domínio público entre cantigas de remeiros e outras do folclore são franciscano, gravando também canções em homenagem ao Velho Chico de autores consagrados, com a participação da cantora e compositora Consuelo de Paula. Em 2013, o livro foi reeditado sob o título VELHO CHICO ILUSTRADO. De todos os temas que o pintor se dedicou, o Chico foi o mais profícuo, e é ainda inspiração permanente, tendo o artista produzido, até hoje, pelo menos 150 pinturas.

Otoniel também produziu o vídeo Velho Chico Ilustrado, mostrando um pouco de suas andanças pelo rio. Edição de Guinly Machovec, imagens de Alexandre Riulena, J. Santos e Eduardo Peixoto. Trilha musical de Elson Fernandes, com participação especial da cantora Consuelo de Paula. 

Em setembro/2016 , na sede da CODEVASF em Brasília, está programada a exposição de quadros, lançamento do livro VELHO CHICO ILUSTRADO, mostra de vídeos, com apresentação musical de Elson Fernandes.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Conheça a Arte de Otoniel

Publicado por Elson Fernandes em 26/06/2016 às 17h56

Criei recentemente este site para divulgar a obra artística do pintor cearense Otoniel Fernandes Neto, meu irmão de sangue e de estrada. Acompanho sua jornada na vida artística desde que começou a frequentar aulas de pintura com o Professor Aloísio Santanna em 1979, em Brasília.

Otoniel Fernandes Neto dedica-se às paisagens brasileiras há 37 anos. Adepto à pintura ao ar livre utiliza a técnica a óleo, seus trabalhos são marcados pela preciosidade do momento, intensa luminosidade e o vigor das cores, que resultam numa plástica sóbria e refinada.

O artista nasceu em 1964, em Fortaleza – CE, e está radicado em Brasília desde 1972.

Começou a pintar em 1979, no atelier do professor Aloísio Santanna. Em 1982, fez sua 1a exposição individual na Sede da AABB – Brasília.

Iniciou Licenciatura em Artes Plásticas na UnB em 1983. Em 1986 abandonou o curso universitário, e desde então fez dezenas de exposições pelo país.

A partir de 1995, o artista começou a trabalhar exclusivamente com exposições temáticas inspiradas em regiões brasileiras, e já publicou 14 livros de arte.

Em suas andanças e missões artísticas, Otoniel sempre leva consigo cavalete, telas, tintas e pincéis seguindo às vezes trilhas de difícil acesso para procurar as melhores perspectivas. Nessas travessias improvisa um atelier ao ar livre no leito de um rio, na beira de uma praia, penhasco ou pé-de-serra.

Nesta seção Blog pretendo divulgar notícias sobre viagens pelos recantos do Brasil, por onde Otoniel realiza seus trabalhos em campo buscando inspiração para suas telas. Divulgarei também, novas exposições, futuros projetos, e tudo o que estiver ligado a seus trabalhos artísticos.

Você está convidado a visitar as páginas do site, conhecer os projetos realizados por Otoniel, visualizar várias de suas pinturas, assistir a vídeos, documentários, e admirar sua obra. Na seção Obras à Venda divulgaremos os quadros e livros disponíveis no momento. Caso você queira um quadro personalizado ilustrando alguma paisagem de sua preferência, ou uma pessoa, objeto de estimação, entre em contato pela seção Fale Conosco.

Agradecemos pelas críticas, elogios e sugestões.

Como a figura de um Bandeirante desgarrado em nosso tempo, o artista evoca a obra dos memoráveis pintores viajantes:

“Minha inspiração surge a partir do momento em que presencio, olho a paisagem. Inspiração é viver. Quando estou na beira de um rio, de uma praia ou no alto de uma chapada, não me falta inspiração, na verdade, às vezes, o que me falta é tempo...”.

 

 

 

 

Comentários (1)

|||bnull|||news c05|c05|b01 c05|login news c05|c05|c05|content-inner||